O câncer de rim habitualmente não apresenta sintomas em suas fases iniciais, tornando a detecção precoce desse tipo de tumor bastante desafiadora. Dessa forma, é fundamental conhecer os fatores de risco para o desenvolvimento da doença e estar atento aos sinais que, mesmo sutis, podem ser suficientes para motivar a avaliação de um médico especialista.
O que é câncer de rim?
O câncer de rim, ou carcinoma renal, é uma neoplasia que se desenvolve nas células dos túbulos renais, responsáveis pela filtragem do sangue. Quando essas células sofrem mutações e defeitos de multiplicação, elas podem se proliferar descontroladamente, formando os tumores. O câncer de rim afeta mais frequentemente pessoas entre 50 e 70 anos, e é mais comum em homens.
Sintomas silenciosos
Na maioria dos casos, o câncer de rim não provoca sintomas nas fases iniciais. Isso significa que o tumor pode crescer sem que a pessoa perceba, dificultando a identificação precoce. Contudo, quando o câncer avança, alguns sinais podem surgir, como:
- Sangue na urina (hematúria): Embora seja um sintoma mais comum em estágios avançados, a presença de sangue na urina pode ser um dos primeiros sinais de
- Dor persistente na região lombar: a presença de dor nas costas ou na região do abdômen que evolui de forma progressiva é um importante sinal de
- Perda de peso inexplicável: a perda de peso sem motivo aparente é um sinal importante de que algo não está
- Cansaço e fadiga extrema: o cansaço extremo e persistente mesmo após o repouso sempre deve ser
Fatores de risco
Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver câncer de rim, como:
- Tabagismo
- Obesidade
- Pressão alta (hipertensão)
- Fatores genéticos e histórico familiar de câncer renal
A importância de estar atento aos sinais e sintomas
Como o câncer de rim geralmente é silencioso nas fases iniciais e por não haver exames preventivos de rotina indicados para monitoramento dos tumores renais, é crucial conhecer os sinais e sintomas da doença para que ela seja detectada o mais precocemente possível.
Exames laboratoriais e de imagem (como ultrassonografia, tomografia e ressonância) podem ser indicados nos casos suspeitos.
O diagnóstico precoce permite a realização de tratamentos menos agressivos e aumenta as chances de cura.
Se você possui fatores de risco e/ou apresenta algum dos sintomas mencionados, não hesite em consultar um médico especialista para garantir que sua saúde esteja em dia.
Agende sua consulta diretamente pelo Whatsapp.
