O que são tumores geniturinários?

Os tumores do trato geniturinário de forma geral podem ocorrer em qualquer faixa etária e acometer ambos os sexos, porém acabam sendo mais frequentes no sexo masculino.

Nos homens destacam-se o câncer de próstata, cuja incidência aumenta consideravelmente após os 50 anos de idade, o câncer de bexiga, bastante associado ao tabagismo e o câncer de pênis, que é muito mais raro e está relacionado a baixas condições socioeconômicas, má higiene íntima e a infecção pelo vírus HPV.

O câncer de testículo, por sua vez, atinge principalmente homens entre 15 e 39 anos e é considerado um dos mais curáveis, mesmo quando detectado em estágios mais avançados.

De forma geral, o tratamento dos tumores do trato geniturinário pode ser realizado com ferramentas como a cirurgia ou a radioterapia, quando em fases inicial, ou com quimiorradioterapia combinadas em alguns casos de câncer de bexiga. No cenário de doenças mais avançadas,a a quimioterapia somente, a imunoterapia, terapias alvo orais e mais recentemente medicamentos super inovadores como os radiofármacos e os anticorpos conjugados a uma droga (medicamentos injetáveis que entregam radioterapia ou quimioterapia de forma dirigida às células malignas) passaram a compor o arsenal terapêutico de alguns desses tumores..

É importante discutir com seu médico de confiança qual abordagem é mais indicada para cada caso.

Compartilhe :