Os tumores geniturinários são um conjunto de cânceres que podem se desenvolver nos órgãos que compõem o trato urinário e genital masculino e feminino. Existe uma área de atuação médica que se dedica a diagnosticar, prevenir, tratar e acompanhar esses tipos de tumores: a oncologia com especialidade no trato genitourinário.
Esta é uma uma área de atuação que une a Urologia e a Oncologia, ou seja, os médicos oncologistas com especialidade em tumores do trato geniturinário têm formação e experiência para realizar diagnóstico, prevenção, tratamento e acompanhamento desses tipos de câncer, entre eles: próstata, bexiga, rim, , testículos, pênis, ureter e adrenal.
O médico oncologista é um profissional apto a realizar o tratamento desses tipos de tumores. Ele atua, em conjunto com outras especialidades, como o patologista, o cirurgião oncológico , o radioterapeuta e a equipe de suporte para oferecer ao paciente um tratamento oncológico multidisciplinar.
Anualmente, a estimativa de novos casos de câncer do trato-urinário vem crescendo. O câncer de próstata, por exemplo, é o principal câncer que afeta os homens, atrás somente do câncer de pele não-melanoma (muito menos grave).
É importante estar atento a qualquer sintoma ou alteração persistente em alguns desses órgãos. Ao observar sinais suspeitos, deve-se procurar a avaliação médica imediatamente.
No caso dos homens, de forma geral, a partir dos 50 anos é indicado iniciar o rastreamento do câncer de próstata com a realização do exame de toque retal e da dosagem no sangue dos níveis de PSA. Em algumas situações, por exemplo, houver histórico de casos de câncer de próstata em parente de primeiro grau o início do rastreamento pode ser antecipado para os 45 anos.
● Quais os sintomas que precisam de avaliação do oncologista clínico?
Alguns sintomas ou sinais, apesar de não serem totalmente exclusivos, podem ser indicativos de um câncer nos órgãos do trato genito urinário. Estar atento a essas alterações é fundamental para que o paciente busque avaliação médica e faça um diagnóstico precoce .
● Câncer de próstata:
○ Sangue na urina ou no sêmen
○ Dor ou ardência ao urinar
○ Dificuldade para urinar ou para conter a urina
○ Retenção súbita e total da urina
○ Fluxo de urina fraco ou interrompido
○ Necessidade frequente ou urgente de urinar
○ Dificuldade de esvaziar completamente a bexiga
○ Dor contínua na região lombar, pelve e quadril
● Câncer de pênis
○ Crescimento de lesão semelhante a verrugas que podem ou não ser dolorosa
○ Dor ou mudança na cor e textura da pele do pênis
○ Coceira
○ Ferida que não cicatriza ou erupção avermelhada
○ Linfonodos (ínguas/gânglios) inchados na virilha
○ Corrimento persistente e com odor forte
● Câncer de testículo
○ Nódulo palpável no testículo
○ Dor ou desconforto no testículo ou no saco escrotal
○ Dor lombar
● Câncer de bexiga
○ Sangue visível na urina (hematúria) – que dependendo da quantidade de sangue pode variar de uma cor apenas rosa ou alaranjada até uma urina com aspecto de sangue puro, às vezes com presença de coágulos.
○ Micção frequente, maior que a habitual
○ Sensação de dor ou queimação ao urinar
○ Urgência em urinar, mesmo quando a bexiga não está cheia
○ Dificuldade para urinar ou fluxo de urina fraco
○ Obstrução urinária (impossibilidade de urinar).
● Câncer de rim
○ Sangue na urina (hematúria)
○ Massa na lateral ou na parte inferior das costas
○ Perda de peso sem justificativa
○ Anemia
○ Dor persistente na lombar, no abdômen ou na parte inferior das costas○ Fadiga
